É uma técnica de animação quadro a quadro utilizando uma máquina de fimar, máquina fotográfica ou computador.
Usam-se modelos reais em diversos materiais, sendo o mais comum a massa de modelar.
Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Esses quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento.
Exemplos de vídeos educacionais que utilizam o Stop Motion:
Esse Vídeo é uma produção da Agência PLENA, e tem como objetivo mostrar à população a importância de se manter o mosquito da dengue sempre longe de nossa casa, e por esse motivo devemos nos preocupar com a limpeza de nosso quintal, mantendo-o sempre limpo e cobrindo todo tipo de objeto que possa acumular água parada, que hoje é o problema responsável pela proliferação do mosquito e respectivamente dos males a nós causado. Trabalho realizado pela agência PLENA - 6º Semestre de Comunicação Social / ANHANGUERA EDUCACIONAL - SBO -- Professor: Ginel.
Muito interessante este vídeo, pois foi feito a partir de animações, atraindo o interesse dos alunos. Além de retratar sobre os males causados pelos mosquitos, nos alerta a receber bem os agentes que chegam as nossas casas, para colocar remédio nos ralos, verificar as plantas, pneus,etc.
Este vídeo de animação foi feito a partir de imãs, criando um efeito visual muito bonito e interessante.Pode ser inserido numa aula de Física, quando o assunto for magnetismo, numa aula de artes, pois forma figuras interessantes.
Caso queira ver outros vídeos iteressantes com stop motion, acesse:
Hipermídia Podcast
Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, frequentemente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS. Também pode se referir a série de episódios de algum programa quanto à forma em que este é distribuído. |
O "podcast" surge então como um novo recurso tecnológico, um canal de comunicação informal de grande utilidade, que permite a transmissão e distribuição de noticias, áudios, vídeos e informações diversas na internet, o que contribui para a disseminação da informação de maneira fácil, rápida e gratuita.
O ideal é que o pOdcast seja uma ferramenta interessante e que seja dirigida para um fim específico, pelo professor.Na sala de aula, o aluno deve receber o incentivo por parte dos professores para pesquisar sobre esta ferrramenta tecnológica e sobre o assunto que vai ser trabalhado até chegar a gravação de um podcast. Para isso seria necessário que o professor visse a real necessidade de se usar essa ferramenta e se existem recursos suficientes para se fazer uso dela.
Hipermídia Br Office Draw
De rascunhos rápidos até desenhos complexos, o Draw oferece diversas ferramentas para você se comunicar usando gráficos e diagramas.
Distribua as ferramentas de desenho mais usadas na tela, conforme sua necessidade. Assim elas estarão sempre acessívei a um clique de distância
Use o recurso Estilos e Formatação, anteriormente conhecido como Estilista, para ter um maior controle sobre a aparência de seus gráficos
Manipule objetos, rotacione-os em duas ou três dimensões. O Controle 3D põe esferas, anéis, cubos ou cones à sua disposição
Use diversas funções para Organizar os objetos: agrupar, desgrupar, reagrupar e editar objetos enquanto estão agrupados. Defina a ordem dos objetos, enviando-os para frente ou para trás na tela. Crie imagens com efeitos fotorealísticos, utilizando texturas, transparência, iluminação, perspectiva e muito mais.
Conectores Inteligentes agilizam o trabalho com fluxogramas, organogramas, diagramas de rede, etc. Você pode definir os pontos em que os conectores vão 'grudar'.
Linhas de Dimensão automaticamente calculam e exibem distâncias lineares, à medida que você desenha.
Use a Galeria para inserir objetos de desenho ou ilustrações prontas. Ou então crie seus próprios objetos gráficos e adicione-os à Galeria, para uso posterior.
Importe figuras nos formatos gráficos mais populares (incluindo BMP, GIF, JPEG, PNG, TIFF e WMF).
É uma ferramenta muito interessante tornando as aulas mais dinâmicas e criativas. Qualquer professor pode utilizar em sua disciplina, para tratar assuntos diversos.
Os alunos ficarão bem mais motivados a aprender.
Numa aula de matemática, por exemplo, podem ser trabalhados vários assuntos, como:
- estatística (gráficos de barras e setores)
- geometria (sólidos geométricos)
- simetria de figuras
Nenhum comentário:
Postar um comentário