Os gráficos estão presentes no nosso dia a dia
Autor e Co-autor(es)
CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ C E LEÔNCIO PEREIRA GOMES
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Interpretar e desenhar gráficos de barras.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos cadaConhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Pesquisa feita pelos alunos na Internet sobre vários gráficos de barras.Estratégias e recursos da aula
Para esta atividade será preciso simular uma pesquisa eleitoral lançando nomes fictícios de alguns candidatos. O professor usará uma caixa de papelão, cédulas com os nomes dos candidatos, cartaz com os nomes dos candidatos, papel quadriculado e canetas coloridas
O professor precisará da sala de informática da escola, onde os alunos farão as pesquisas e de uma máquina fotográfica onde cada momento será registrado.
Na primeira aula, os alunos irão para a sala de informática, onde pesquisarão sobre gráficos de barras envolvendo vários assuntos.
Depois, já em sala de aula, o professor fará a simulação, apresentando os candidatos e um breve comentário sobre cada um deles.
Logo após, cada aluno receberá uma cédula onde marcará o nome do candidato escolhido e depositará a cédula na caixa (urna).
No final da votação, a caixa será aberta e contados os votos de cada candidato e anotados no cartaz.
Neste terceiro momento (aula três), à partir das informações contidas no cartaz, o professor ensinará aos alunos a desenharem o gráfico de barras usando papel quadriculado e canetas coloridas.
Por fim, o professor deverá pedir que cada aluno crie um texto relatando sobre as aulas assistidas.
alunos na sala de informática |
Votação |
Voto colocado na urna |
Desenho de gráfico de barras |
Relato do aluno |
Recursos Complementares
Quer saber mais?
Avaliação
O professor poderá avaliar cada aluno, através do relato que fez sobre as aulas dadas. Também será levada em consideração a participação de cada um no processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário