A nossa escola não está preparada para acompanhar os alunos, porque eles estão cada vez mais dominando as tecnologias, aprendendo sozinhos a manipular computador, acessando a internet, relacionando-se através de e-mail, orkut, sala de bate papo, etc. O ambiente escolar é cansativo, enfadonho, que não tem nada a ver com o mundo deles.
Concordo com Pedro Demo sobre a linguagem dos jogos no computador. Ao acessá-los, os alunos têm um rico material onde se aprende brincando e não se dão conta disso. Eles precisam ler as instruções, seguir regras, usar estratégias, para continuar no jogo. Isso é muito motivador.
Os nossos professores devem acompanhar o desenvolvimento tecnológico, para não ficar à margem, parado no tempo, enquanto seus alunos caminham a passos largos transpondo obstáculos e conquistando cada vez a máquina. Os professores devem atualizar-se, fazendo de suas aulas uma extensão do cotidiano dos alunos, criando assim um vínculo forte entre eles.
Infelizmente os professores não estão preparados para tamanha mudança. É difícil abandonar o velho quadro, lápis e papel e ser ousado, mas é preciso que isso aconteça, porque correm o risco de perder seus alunos para a máquina. Isso não pode acontecer, nenhuma máquina substitui a presença do professor. Ambos devem aliar-se e caminharem juntos.
Essas considerações foram baseadas na entrevista de Pedro Demo. Caso queira ter acesso a ela, clic:
ou
http://www.nota10.com.br/novo/web/noticia_view.php?noticia_id=749
Nenhum comentário:
Postar um comentário