domingo, 14 de agosto de 2011

Unidade 4 - Atividade 4.1

 As novas tecnologias são ferramentas que auxiliam muito no aprendizado dos alunos, pois motivam qualquer assunto, tornando-o mais interessante e acessível, porém, os professores devem conhecer bem cada uma delas para se sentir seguros na hora de apresentá-las aos alunos e inserí-las em suas aulas.
 Seria muito bom  se os professores além de usá-las para trabalhar algum conceito, também ensinassem como os alunos podem produzir com esses meios.
 Multimídia é  a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de texto, fotografia, ou gráfico com pelo menos um tipo de vídeo, áudio ou animação.Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multi-sensorial, quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, fato que pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo, raramente eram empregados de maneira coordenada, a saber [3]:
  • Som (voz humana, música, efeitos especiais)
  • Fotografias (imagem estática)
  • Vídeo (imagens em pleno movimento)
  • Animação (desenho animado)
  • Gráficos
  • Textos (incluindo números, tabelas, etc.)
 Algumas obras vistas e analisadas por mim:


  Este vídeo retrata o comportamento obsessivo de uma senhora que só vivia a tricotar, isso era uma ideia fixa e ela não conseguia parar. Quando o último novelo acabou, ela tricotou os cabelos.
 No final, ela ficou perdida, sem saber o que fazer.
 Por isso é que na vida temos que ser versáteis e não nos prendermos a uma só situação, para não nos frustrarmos mais tarde.



 O músico e artista plástico Takagi Masakatsu, ultrapassa todas as barreiras quando se trata de romantizar o ambiente natural. Encontrando beleza absoluta mesmo na monotonia de seu refúgio natural em Kyoto, ele usa a natureza como fonte de inspiração para pintar os sons de sua música. Apesar das composições não serem novidade, estamos mais interessados em como sua pintura e música imitam uma valsa em síncope lunática.

  Muito interessante este vídeo que usa imagens reais misturadas com imagens diversas  feito dobraduras em papel, jatos de tinta, criando um lindo movimento que faz muito bem aos olhos. Também aparecem figuras  como recortes de papel que se movimentam, num lindo bailado. Figuras e músicas se complementam.



 O portal POP tem tudo o que os outros portais de notícias tem, menos chatice. Um jeito diferente de ver notícias, fofocas sobre famosos, cinema e muito mais! Muito bom para trabalhar com os alunos de uma forma inovadora e inteligente. Lá encontramos jogos, notícias diversas ( os textos podem ser usados para interpretação, redação, etc.)




   Este vídeo mostra um lindo show onde são misturados pulos e palmas. O chão é feito uma rede com quadros, onde os artistas vão pulando de um para outro, com sincronia, graça, beleza e muito rítmo. Esse trabalho requer disciplina, paciência e muita dedicação. Mostra como é bom trabalhar com uma equipe, onde todos estão focados num mesmo objetivo.







Nesta entrevista com Lucas Ciavatta (criador do método de educação musical), ele conta como surgiu "O passo". Os movimentos são realizados com noções musicais. Ele fala que quando a pessoa pisa é o tempo e ao levantar o pé é o contra tempo. O passo surgiu quando ele dava aulas para crianças e elas tinham dificuldades na aprendizagem. Para fazer o passo não precisa de nenhum instrumento, simplesmente de palmas e voz.



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário