terça-feira, 19 de julho de 2011

NAVEGAÇÃO À DERIVA

     







          Marcus Vinicius Quiroga

Quem navega à deriva
sabe que há vida além dos mares nos mapas
além das bússolas, astrolábios, diários de bordo
além das lendas dos monstros marinhos, dos mitos

quem navega à deriva
acredita que há nos mares miragens, portos
inesperados, ilhas flutuantes, botes e salva-vidas
água potável, aves voando sobre terra, vertigem

quem navega à deriva
aprende que há mares dentro do mar à vista
profundidade secreta, origem do mundo, poesia
escrita cifrada á espera de quem lhe dê sentido

quem navega à deriva
se perde da costa, do farol na torre, dos olhares
atentos, dos radares, das cartas de navegação
imigra para mares de imprevista dicção.
( O Autor é poeta, contista, crítico e ensaísta, doutor em Literatura Brasileira).  



           Questionamentos

           1 - Houve diferença nos caminhos navegados? Sim, pois cada vez que eu clicava um link deparava com situações diferentes e fui motivada à seguir em frente.


           2 - Que diferenças aparecem nas navegações? Clicar nos links facilitou ou complicou a sua caminhada para compreender o conceito buscado?   Ao navegar deparei-me com várias maneiras de se apresentar um assunto. O conceito buscado foi apresentado de diversas formas: através de figuras, vídeos, gráficos, sendo possível fazer um apanhado geral e formar uma única ideia. Os links facilitou-me muito na compreensão do assunto pesquisado. 


            3 -  Que diferenças de percepção resultaram? Alguém se perdeu na navegação? Soube voltar para as páginas iniciais? Há ganhos em navegar à deriva?   Foi muito bom navegar à deriva pois percebi que não preciso ficar presa simplesmente aos textos. Tenho opções variadas sobre determinado assunto através do uso de imagens , sons, vídeos, facilitando a compreensão.Basta clicar num link e tenho à disposição uma gama de informação sobre o que quero, apresentadas de formas diversas
 Foi muito fácil  clicar nos links desejados e voltar a página inicial, sem esforço e perda de tempo.
 Ao navegar à deriva ganho tempo, recebo  informações de forma diversificada e tenho liberdade de escolher o que quero, de maneira consciente. 

             4 - Navegar à deriva ajuda a ampliar horizonte?  Sim, pois não fico focada numa única informação sobre o assunto e posso aprender muitas coisas novas e interessantes.

             5 - Há perigos de navegação à deriva na Internet? Quais as bússolas, mapas e portos seguros que temos na Internet?  A Internet é muito boa , mas também perigosa. Navegar na Internet não é tão simples quanto parece, pois precisamos de conhecimento, habilidade em manusear o programa e definição do que queremos pesquisar. Devemos tomar cuidado com o que procuramos e acessamos. Para evitar "dores de cabeça" temos que procurar sites de confiança.                                

Um comentário: