Educação e Tecnologia
Na escola atual, não há lugar para metodologias ultrapassadas, pois os alunos estão cada vez mais por dentro das novas tecnologias, e por isso exigem mudanças por parte dos professores na sua maneira de ensinar. Infelizmente muitos professores ainda não estão preparados para tantas mudanças e ao se depararem com as ferramentas tecnológicas, não sabem administrá- las em suas aulas, retornando à metodologia antiga de ensinar.
É preciso que os professores sejam treinados para trabalhar com o novo, inserindo em suas aulas o que há de mais moderno em tecnologia, tornando os conteúdos dinâmicos e interessantes, motivando os alunos ao aprendizado.
Com as novas ferramentas tecnológicas os alunos trazem para a escola uma bagagem de informações adquiridas, por isso a escola não é mais exclusivamente produtora de conhecimento. Ela deve estar preparada para receber esses alunos,
aproveitar os conhecimentos trazidos por eles e dar prosseguimento no aprendizado.
Lecionar e produzir conhecimento são situações diferentes. Lecionar é seguir a risca o currículo escolar, passando para os alunos muitas informações que na maioria das vezes não são assimiladas por eles. Dessa maneira não há efetivamente produção do conhecimento.
Produzir conhecimento é levar o aluno ao aprendizado de maneira espontânea e satisfatória, para que possa fazer uso do que aprendeu em situações diferentes em sua vida.
A TV influencia muito nossos alunos, tanto no aspecto positivo quanto negativo. É preciso tirar o que ela tem de melhor através de programas educacionais, que ajudam os alunos no processo de aprendizagem.